segunda-feira, 9 de junho de 2008

Tá fazendo o que que ainda não comprou uma samambaia pra você? Compre djá!



Então, sábado pela manhã, primeiro dia de trampo na produção de uma publicidade, pepino de última hora pra resolver, não teve jeito: corri pro supermercado Pão de Açúcar mais próximo de casa, descartei as flores e comprei dois vasos de avencas e uma samambaia volumosa. Comprei também um fícus bonsai.
***
Gastei pouco mais de R$ 25 e saí crente que iria abafar nos ambientes; .

***
Claro que me veio à cabeça a imagem linda da casa da montanha, ambiente dos mais bonitos e sofisticados desta edição da Casa Cor, que havia visto semanas antes. Para a decoração do local, Roberto Migotto usou à exaustão as samambaias, criando uma parede viva com chão de seixo preto. Lindoooo!!! Você pode conferir na imagem acima.
***.
Antes disso, o incrível Marcelo Rosembaum já havia me garantido em entrevista ( e mesmo em muitos de seus projetos) que as samambaias pegaram carona no revival dos anos 70 que começa a se insinuar forte na moda e no décor.
***
Rosembaum gosta e recomenda cadeiras com espaldar alto para complementar a decoração com samambaias.

A sugestão é de Marcelo Rosembaum para o décor com samambaia. No entanto, a cadeira com espaldar alto apareceu mesmo foi no projeto de Marina Linhares para a Casa Cor





***
Sim, a plantinha verde faz parte do retrô moderno. Na decoração, tem o peso do vintage assim como o Pacová, as espadas de São Jorge, Fórmios e a palmeira fênix.
***
Para Alex Hanazaki, que também criou um jardim de inspiração oriental para essa Casa Cor, não pode haver nenhum modismo em matéria de plantas. A razão é simples: é preciso lembrar que são seres vivos; precisam de cuidados e atenção...
***
A lembrança mais lá atrás que tenho das samambaias vem do finalzinho dos anos 70 mesmo. Apaixonada pela planta, uma de minhas irmãs, decorou seu living da casa nova com samambaias de metro sustentadas em pratinhos pretos e pendurados por correntinhas do teto. Prendada, ela mesma desenhou módulos baixos e criou almofadões marrons , com listras laranjas. O resultado era uma espécie de lounge, onde nós, as crianças da casa, adorávamos transformar os módulos em casinhas de faz de conta.
***
Quando a casa enchia, o lounge virava quarto improvisado, com almofadas dispostas no chão e samambaias caindo do teto. Tinha ainda, muitas avencas e espadas de São Jorge também
***
Além de adubar e regar as plantinhas, minha irmã adorava conversar com as samambaias. Mito ou não, elas não paravam de crescer. Algumas arrastavam-se pelo chão.



***
Nos anos 80, lembro que começaram a falar muito na extinção dos xaxins, aqueles vasinhos naturais obtidos a partir do caule da própria planta e que faziam dupla com as samabaias. E aí o reinado da samambaia também começou a ruir...
***
Agora a planta virou febre de novo.Mas o alerta em relação aos xaxins infelizmente chegou tarde. Agora , só fibra de côco dá conta nos vasos...
***
No momento, a casa atual valoriza elementos assim, que recuperem e acrescentem valor afetivo aos ambientes. Mesmo assim, samambaias não agradam a todos.
No trampo de sábado, resistência por parte dos produtores, que acharam a planta sem volume e com muita cara de “antigamente!”.

Samambaias e mais samambaias no delicioso jardim dos alguidares, de Ricardo Pessuto na Casa Cor. Alguém tem dúvida que a plantinha está com tudo???


***
A solução foi correr pro meio termo, nesse caso, as liiindas, volumosas e clássicas Costelas-de Adão.
***
Fotos feitas, na volta, não teve jeito:também dei um jeitinho pra enquadrar a samambaia dentro de casa.

A casa da árvore,de Fred benedetti, é uma das atrações da Casa Cor 2008. Adinvinha o que ele usou para preencher o vazio sobre as escadas? A bela, volumosa e escultórica Costela de Adão; uma não, várias...

Marcadores:

2 Comentários:

Blogger AnaK disse...

oi amoreeeeeeeeee
sobre moda e seres vivos: lembra do pequinês? era super comum há uns 20 anos e hoje praticamente não se vê mais...

minha mae tem samambaias, sempre teve.

beijooooooooooooooooooooooo

13 de junho de 2008 às 05:46  
Blogger simone disse...

Cheguei aqui, pois tenho uma varanda com uma parede feita com elementos vazados e penso em transforma-la em uma parede viva usando samambaias. Adorei a materia, sua leitura flui deliciosamente. Obrigada!

26 de fevereiro de 2010 às 03:51  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial