segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Preta Gil lavando escadarias? Não é Salvador, é sete de setembro em Paris



Domingo, sete de setembro, depois de um petit dejeneur delicioso, eu e Ana saímos pela Ópera em busca de uma filial do Ibis que fizesse nossa reserva em Londres. Foi só pisar no Boulevard des Iteliennes que ouvimos um zum zum zum alto e claro.
***
A confirmação veio a seguir, com o maitre do restô em que havíamos jantado na noite anterior já trampando bem cedinho. "Os brasileiros", disse ele, puxando conversa num português simpático e arrastado. "Música do Brasil..." apontando para a direção oposta
***
Pois não é que era mesmo. Ele mostrou a Kombi que, ha alguns metros puxava a multidão com caixas de som potentes. Atrás, uma misturada de Timbalada com Olodum, gente tocando surdo, bumbo e devidamente paramentada.
***
A batida tomou toda a Opera. Devidamente fundidos numa coisa só, brasileiros e franceses, avançavam ao som de axé, como se fosse o pelourinho.
***
Até pensamos que fosse Daniela Mercury in concert numa manhã francesa efria de domingo.Mudamos os planos na hora.
***
Alguém explicou que era a lavagem da escadaria de(igreja)Madeleine, um dos símbolos da França.
***
Metros adiante, já na frente da igreja, agachamos e rezamos um pai nosso junto com toda a multidão. Primeiro em português. Depois em francês com sotaque (carregado) de pernambuco.
***
Tá!!! mas anovidades não pararam por aí. Do nada, a organização anunciou a presença da madrinha da lavagem de Madeleine...
***
Tchan tchan tchan...Preta Gil. Ela mesma!!!!! Puxou um : "isso aqui, ôô, é um pouquinho de Brasil, ai, ai...que canta e é feliz..."
***
Olha, não quero mentir, mas tinha imprensa atrás dela lá nas escadarias;da França, não sei qual canal; e a Rede TV, do Brasil. Ela até deu entrevistas e tudo.

Cenas insólitas de uma manhã dominical em Paris:acima, Preta Gil nas escadarias de Madeleine; abaixo, o colorido das flores e os momentos de fé, com direito a pontos de candomblé, corte de reis do maracatu, axé e até bumba meu-boi. Tudo bem Brasil...





***
Bom, eu e Ana, tomamos banho de água de cheiro e seguimos em frente para mais um dia de trabalho.
***
Lembramos do Alessandro Jordão, que na noite passada, enquanto tomávamos um café no Deux Magots, nos falou que havia tirado fotos com Karl Lagerfeld na Colette da Maison & Objet
***
Ai, ai...Nós, tivemos outro tipo de prêt-à-porter...Beeeeem divertido, se é que vcs me entendem.
***
P.S - E não é que tinha de um tudo nessa lavagem da Madeleine. Era uma coisa de joga água de cheiro, bate tambor, depois dança Bumba Meu Boi, Maracatu, tudo junto e em francês com sotaque pernambucano, brasileiro, franco-brasileiro, brasileiro francamente...artista plástica,"amiga do Miguel Falabella" (foi o que ela nos disse...)
***
Enfim tinha até um índio cantor, que cita Fernando Pessoa, que mora há muuuito tempo na França e adorou tirar fotos com a Ana.


Acima,um pouco do clima da lavagem à francesa e, abaixo, o cartaz da festa.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Blogger Marta De Divitiis disse...

Nossa Joni que maluquice!!! Adorei!

8 de setembro de 2008 às 19:16  
Blogger Emerson disse...

Joni!
Te mandei um mail no seu hot hj com os fones meu e da Alice. Bj

10 de setembro de 2008 às 18:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial