segunda-feira, 9 de março de 2009

História de um guerreiro de verdade para quem está pensando em desistir



Impressionante como o mundo gira. Nem parece que se passou mais de meia década desde que conheci o Garrido lá na Noir, agência de modelos negros e tipos que montei em parceria com outras sócias.
***
Além de dar visibilidade e trabalhar na mídia a carreira dos diversos profissionais elencados, a Noir também foi pensada para ser uma espécie de QG de talentos negros. Um lugar para descobrir, amadurecer e divulgar gente interessante com histórias bem particulares, quase sempre de superação.
***
Deu certo por um tempo. Desestimulado, acabei desistindo e enveredando por outros caminhos. Pena! Minha idéia era tê-la como uma vitrine permanente para os trabalhos de nós todos. But life must goes on...
***
Ex-pugilista profissional, Garrido bateu à porta da agência na Pompéia depois de ler sobre a proposta e assistir nossas entrevistas. De idade insuspeita, porte atlético, simpático e extremamente falante, contou de seus projetos de maneira muito envolvente.
Fiquei atento a tudo porque, na época, também era mais idealista e apaixonado. Hoje sou muito mais hedonista e libertário.
***
Amante do boxe e com uma vida pregressa de marginalidade que daria um livro, tudo o que Garrido queria era poder ensinar o esporte pra crianças carentes. Resgatá-las da exclusão que ele bem conhece. Também me apresentou seu filho, boxeur como o pai. Passei alguns contatos de jornalismo pra dupla, e me coloquei à disposição para ajudá-los no que fosse preciso. Conversamos mais algumas vezes, mas acabamos perdendo contato com o passar do tempo.
***
Há alguns meses, assistindo a um programa de esportes na televisão aberta, vi Garrido apresentar a sua academia montada embaixo de um viaduto na Bela Vista. Vi os garotos carentes realmente empenhados em aprender, se aprimorar e fazer carreira no esporte que ele tanto ama.
***
Sem patrocínio, os equipamentos improvisados davam dó: pneus, latas de tinta com areia fazendo as vezes de halteres, etc.etc. Um exemplo digno, que deveria ter o apoio de muitas empresas que se dizem envolvidas em questões socioeducativas. Enfim...
***
A vida de Garrido, guerreiro dos bons, não deu livro mas virou filme. Minha amiga Simone Souza, cuja amizade remonta os dias de Noir, foi quem me contou. Maquiadora e cabeleireira de mão cheia (www.gotomake.blogspot.com), ela foi chamada pra assinar o make de um documentário sobre...o próprio Garrido - obra que surgiu da parceria da Movie Art com a TV Cultura.
***
É uma série que deve estrear em breve na tevê e depois vai virar longa-metragem, direto pros cinemas.

Acima e no alto, Garrido durante as filmagens do documentário biográfico transformado em série para a Tv Cultura; em breve, a história do boxeador também vai virar longa-metragem
***
Simone amou a história de vida do Garrido. E o styling deste senhor, que vai aparecer usando dreads imensos, que ela mesma colocou para uma das cenas de luta.
***
“O que eu aprendi passando 3 semanas lá embaixo do viaduto? Uma coisa é dizer que dinheiro dá poder, outra, é você ver o respeito por uma pessoa que veio da rua . Ele passa para os outros a importância da solidariedade; de ter responsabilidade
com suas coisas; que cada um deve respeito ao outro... independente da classe
o tratamento tem que ser igual”, ela me contou emocionada. “Foi a melhor experiência que tive depois de ter trabalhado em Antonia”.

Simone, a responsável por estas fotos, pela maquiagem e pelos dreads e tranças que deram ainda mais style ao estiloso Garrido


***
A trajetória deste senhor me confronta com minhas fragilidades e indecisões. Talvez por ser mais calejado pela vida, já estar mais acostumado a bater e a ser socado, a cair e levantar no ringue cotidiano, Garrido aprendeu a enfrentar de frente as adversidades; não foge à luta.
***
Ele também me fez voltar no tempo (sem lamentações nem ressentimentos) e ver através do seu exemplo que não existe sucesso sem persistência. È pouco o que sei sobre este cara vitorioso. E por isso mesmo não quero perder um capítulo da série.

Marcadores: , , , ,

3 Comentários:

Blogger Ricardo disse...

Assisti uma reportagem há algum tempo sobre o Garrido e fiquei impressionado com sua determinação. É um guerreiro! Indexo em http://afroblogs.blogspot.com os blogs afro que me chegam, não consegui encontrar o da Simone, pode me retornar? Abs

14 de março de 2009 às 06:27  
Blogger Marta De Divitiis disse...

Nossa, qe história ótima!!! Vou ficar atenta para ver a série...

23 de março de 2009 às 10:13  
Blogger Unknown disse...

Joni

Sou Vanda amiga de Max e de Ailton,lambra? Preciso muito falar com você sobre o comentário de Gloria Coelho sobre as cotas no SPFW. Passei um e-mail para você e voltou. Anote ai o meu vandagui@uol.com.br e por favor me envie o seu endereço eletrônico.

14 de abril de 2009 às 10:50  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial