sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Novembro de 2008, um mês pra ficar na História. Vou torcer por Obama e Hamilton



Bem, começo escrevendo no primeiro dia de novembro de 2008. Logo mais, no próximo dia 20, feriado nacional, vamos comemorar mais um Dia da Consciência Negra.
***
E, se as pesquisas e expectativas não falharem, tudo indica que , outros dois nomes serão incluídos nos discurssos e celebrações espalhadas pela cidade;
***
Apesar de simpatizar com Barack Obama (e muito mais com Michelle, sua esposa) evitei comentar as eleições norte-americanas mais extraordinárias de todos os tempos aqui no blog.
***
Chamo atenção agora para outra efeméride, além do sufrágio da América e das comemorações em torno de Zumbi dos Palmares. A data especial poderá ser amanhã domingo,um dia para entrar para a História bem debaixo de nosso nariz.
***
Me refiro a Lewis Hamilton, o único piloto-negro no circo da Fórmula 1, correndo pelo título de 2008 em Interlagos. Apesar de muuuuito brasileiro, minha torcida será para ele.
***

Além de estar a alguns pontos à frente de Felipe Massa, Hamilton amargou um doloroso vice-campeonato em 2007.
***
Se se confirmarem as probabilidades, novembro de 2008 terá o primeiro piloto negro campeão mundial de Fórmula 1 e o primeiro presidente negro da maior potência do mundo, ainda que em decadência;
***
Na busca por uma sociedade mais igualitária, é importante a quebra de paradigmas. Venham de onde vierem.
***
É um primeiro passo, importante, imagético, iconográfico. Obviamente que só a questão racial não diz nada se não houver também princípios elevados.
***
Obama não está na frente porque só a maioria dos negros americanos é racista e optou por um candidato igual. Aliás, os negros representam apenas 12% do povo americano.
***
Obama tem tudo para vencer e chegar lá (apesar de já terem ocorrido 4 ameaças de morte ao candidato)porque tem as melhores propostas para os americanos brancos, negros, índios...
***
Na F1, o inglês, Hamilton, conseguiu uma vantagem de 7 pontos sobre Massa. O ringue dos motores é mais refinado e exclusivo, mas vive o mesmo dilema. Por isso torço para que ele ganhe no domingo. Massa pode esperar;
***
É hora de quebra de paradigmas, porque, sim, nós todos precisamos de mudanças
***
Confirmados, Hamilton e Obama, arrisco a dizer, serão um choque para a maioria.
***
Um não, dois.
***
Só não seriam maiores se o Vaticano resolvesse ter um Papa Negro.
***
Na velocidade que as coisas andam, um dia,não muito longínquo, quem sabe?!!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial