quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Mutantes à solta. O que isso significa?


Domingo próximo, 28, a Revista da Folha traz uma matéria minha com produção da Ana Paula Amaral sobre a Maison & Objet, salão de decoração e um dos motivos de minha viagem mais recente à Europa.
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Foi minha primeira cobertura internacional do evento; fiquei surpreso pelo profissionalismo, a imensidão do salão e o alto nível de criatividade dos expositores.
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Para quem trampa com decoração, é, de fato, um roteiro indispensável. Pelo menos uma das duas edições anuais, merece uma visita.
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Apesar do contentamento com o salão, não pude deixar de me espantar com um certo clima taciturno entre as criações e os expositores presentes. Apesar de um direcionamento claramenteb escapista e lúdico, houve, por outro lado - esse bem mais assustador - um certo tom lúgubre. Até já escrevi no post anterior sobre isso.
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Esse olhar se completou com minhas observações extra-feira, caminhando pelas ruas de Paris e Bruxelas.
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Até mesmo a publicidade está evidentemente preocupada com a mudança dos tempos.
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Mais do que isso: tudo leva a um sentenciamento - Ou mudamos nossa postura no mundo ou devemos nos preparar para o pior.
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Seres mutantes; híbridos, metade humanos, metade animais, é sobre isso que estou falando. É o que anda pelas ruas destas duas cidades; exposto em painéis, backlights, outdoors...
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Isso já chegou aqui também, mas de uma maneira mais funny. A Garimpo Fuxique, por exemplo, utilizou um aproach bem engraçado e pegada fashion com o povo convidado para a sua campanha posando com máscaras e fantasias de animais.
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Tem também a novela mais exdrúxula do momento, diariamente na Record. Uiiii!!!!
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É o lado lúdico da coisa toda. Hiperfantástico.
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Mas, no velho continente, isso pareceu mais sério.
A foto aí acima, no abre, foi feita em Burse Bourse, um dos bairros mais descolados de Bruxelas. O recado diz: Pare as mudanças climáticas antes que elas o modifiquem.
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As imagens que vêm logo abaixo foram feitas em Paris: a do galo é propaganda do jornal Le Monde, estava numa banca no Opera, bem próxima a Galeries Laffayete; O tromp l´oeil, da Equus, é um backlight junto à Torre Eiffel: parece um cavalo, mas olhando direito, você verá uma figura humana também. A Ana Paula até ficou enjoada com a imagem.
Mais abaixo, o lado lúdico e hiperfantástico dos mutantes na campanha bem-humorada da Garimpo Fuxique









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Nem tive tempo de conversar/explicar isso tudo para minha editora, na urgência do fechamento. Mas essas nuances comportamentais não me parecem vãs. Fiz uma primeira matéria que ficou meio obscura e precisaria de outros ângulos para poder linkar o que percebi e, depois, transformar isso tudo numa matéria de lifestyle.
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Bem, o resumo bacana da feira estará lá, publicado no próximo domingo, com tendências claras do design e da decoração que colhemos nos corredores da Maison & Objet.
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Mas queria compartilhar com vocês outras impressões, menos aparentes...Como já disse anteriormente, as criações emergem do inconsciente. E, muitas vezes, sinalizam coisas que não queremos ver.
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Gostaria de estar tremendamente enganado. Mas há muito tempo troquei o fatalismo pela realidade. Foi isso que vi;

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2 Comentários:

Blogger Marta De Divitiis disse...

Joni, você, como sempre, um atento observador... Adorei seus posts europeus e esse aqui está ótimo também, o assunto rende bem.... Não vejo a hora de ler domingo sua matéria!

26 de setembro de 2008 às 13:14  
Blogger London School of Portuguese disse...

Otimo post!

26 de setembro de 2008 às 15:16  

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