terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A fada verde do absinto agora também é sinônimo de luxo no mundo da perfumaria



É isso mesmo...Os dândis e românticos diziam que havia uma fada verde dentro do absinto, bebida das mais emblemáticas e mistério dos mais sedutores em todos os tempos.
***
Criada em 1792 pelo médico francês radicado na suíça, Pierre Ordinaire, a bebida foi proposta inicialmente como o elixir do bem estar, da cura. Sua fórmula mistura óleo essencial da planta Absinto com mais 15 ervas, tudo dissolvido em alcool 70%.
***
Em 1805, o Absinto perdeu seu caráter medicinal e ganhou o status de "bebida nacional" franco-suíça.
***
Mais do que uma bebida forte, o absinto é alucinógeno. Seu princípio ativo é uma neurotoxina chamada de "Thujone". Acrescente a considerável quantidade de clorofila presente na planta e chega-se ao poético apelido de "Fada Verde".
***
Nas mãos dos artistas da Belle Epoque, o absinto se tornou , entre outras coisas, fonte de inspiração criativa para escritores, pintores, poetas, escultores...
***
Onze entre dez artistas, gênios e loucos do início do século 19 eram amantes da tal fada. Figuras como Verlaine, Van Gogh, Picasso e Hemingway, sentavam-se à mesa de cafés para bebê-lo.
***
O ritual era o mesmo: Um pouco de água gelada derramada sobre uma colher perfurada, onde se encontrava um torrão de açúcar, que se derretia e ia parar dentro do copo de Absinto.
***
Pronto, assim começava o caso de amor com a tal "fada verde", metáfora para a viagem extrasensorial causada por essa poção tentadora, hipnotizante, misteriosa, irresistível e que pode ser até fatal.
***
Tempos depois o Absinto foi proibido quase em todo mundo. Recentemente seu consumo foi novamente liberado no Brasil. Mas cuidado: além de ser uma das bebidas com maior teor alcoólico, a produção em larga escala parou há muito tempo; o preparo é praticamente artesanal.
***
Hoje, o Absinto pode ser comprado até em supermercados. Mas seu teor alcóolico está bem mais baixo, perto dos 53%.
***
De Portugal, vem boa parte da bebida. Mas,o produzido por pequenos cafés da República Tcheca estão entre os melhores. Só não esqueça: o óleo essencial de Absinto é extremamente tóxico e não pode ser consumido em hipótese alguma.
***
Filmes como "Moulin Rouge", "Do Inferno" e "Drácula, de Bram Stoker", mostram o uso do absinto.
***
Em "Moulin Rouge", a pop star Kylie Minogue encarna a sexy fada verde que você na imagem do alto. Em "Do Inferno", Jhonny Depp é usuário.

***
Pois bem, foi justamente nesta bebida que o estilista francês, Christian Lacroix, foi buscar inspiração para o novo perfume da Avon, Absynthe.
***
Da família oriental,traz extrato de absinto, frésia dourada, orquídea branca, anis verde nas notas de saída.O corpo é floral com labdanum, açafrão, flor de davana e néctar do narciso. O fundo tem madeira, musk, mirra,oliveira e âmbar. O resultado é intrigante





As versões feminina e masculina do perfume Absynthe, da Avon, criado por Christian Lacroix inspirado na bebida misteriosa
***
A segunda coisa a saber: a fada verde não é de um verde qualquer. O verde correto, em sua definição mais precisa, chama-se chartreuse.
***
Nunca ouviu falar? Então faça como eu e aprenda com quem sabe.
Segundo Lacroix, chartreuse é o resultado da combinação de 50% de pigmentos amarelos com outros 50% verdes.É o tom de algumas pedras preciosas como o citrino e o topázio.
***
Segundo a divulgação, esta é a cor mais visível ao olho humano;é cativante, excita os sentidos, remete à fantasia e ao escapismo.
***
Atenção na pronúncia porque o charteuse deve dar o que falar por mais algumas temporadas. Empolgou no recente desfile de John Galliano e foi a cor escolhida por Michelle Obama para o vestido da posse do marido-presidente, Barack.
***
De volta ao mundo da perfumaria. Absynthe, o perfume da Avon é realmente exótico. E, segundo a estratégia de marketing da empresa, sela a entrada da marca no segmento luxo.
***
A eau de parfum Absynthe, com 50 ml, custará r$ 80. Preço bem honesto.
***
A Avon já tem perfumes de Emanuel Ungaro, e Rouge e Noir - estes dois últimos também com assinatura de Lacroix.
***
A versão masculina será lançada até junho. A feminina chega antes, em março, como opção de presente para o Dia das Mães;
***
Mas bonita mesmo é a campanha publicitária, gravada numa mansão de Los Angeles, com os modelos Rômulo Pires e Vlada Roslyakova, a beldade ruiva que agora encarna a tal "fada verde". Em breve começará a rodar entre um break e outro.
***
O vestido, que vai se liquefazendo aos poucos, é do próprio Lacroix e foi trazido para o lançamento brasileiro que aconteceu no Jóckey de São Paulo.
***
A última boa notícia é que Christian Lacroix vai ganhar retrospectiva de seu trabalho com a exposição "Christian Dior, um costureiro, um criador" na FAAP, de 23 de agosto a 1o. de novembro.




Christian Lacroix, autor do croquis acima e dos perfumes da Avon; admirador confesso do absinto:"sua cor rica e mística me faz lembrar do citrino e do topázio; a fada verde ainda hoje é um dos mais sedutores mistérios do mundo". Em agosto, o mestre francês ganha homenagem na Faap, em São Paulo


Acima, a primeira-dama norte-americana, Michelle Obama em look verde chartreuse, cor que cativa e excita mas também remete à fantasia e ao escapismo

***
A homenagem faz parte da programação do Ano da França no Brasil. E vale uma frase do mestre que passa longe do minimalismo: "Eu sou sim coerente com a minha moda; sempre tratei dela como um grande espetáculo"

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial