segunda-feira, 24 de março de 2008

Imagens nem sempre valem mais que mil palavras. Mas tem algumas que ficam


A foto que vocês vêem acima é de um jovem fotógrafo que adoro. Stefan Zander é filho de pai alemão e mãe nascida nas Ilhas Maurício - país de forte colonização chinesa. O que justifica os olhos puxados que ele tem. Stefan também tem um irmão gêmeo que é diretor de arte e mora em Paris.
***
Cheguei até o Ste - o apelido carinhoso dado pelos amigos - graças à indicação da querida Camila Yahn, editora-assistente da revista Moda, da Folha.
Na verdade, ela passou o contato pro Amílcar, então editor de fotografia, que pediu pra “testar” o Ste na Revista da Folha quando eu ainda assinava os editoriais de moda.
***
Claro que gostei do trabalho do cara na hora. É impressionante como ele alia sensibilidade e técnica. E também é supercriativo.
***
Fizemos vários editoriais juntos, mas menos do que gostaria.
***
Em dois momentos, escolhi modelos negros para fotografar. E aí ele foi ainda mais cuidadoso,criterioso, perfeccionista até. Acertou a luz, cuidou dos detalhes...
***
Com a incrível Samira, top da Ford Models, o editorial era a influência oriental na moda; o atual crossing de culturas e referências distantes. O mundo perdendo as fronteiras ou misturando tudo numa velocidade impressionante. Coisas nas quais acredito mesmo e que ele tem a sorte de ter em casa.
***
Antes dela, o Xico, modelo negro da HDA, era um dos malandros da moda masculina. Estava até mais forte do que pretendia e do que avisava o composite. Pensei em substituí-lo na noite da foto. Mas o olho clínico do Ste deu carta branca.
***
Bingo. Nos dois casos, tudo deu certo.As fotos da Samira, então, inclui no meu portfólio. Acho incríveis!!!!!!!!
***
As originais não foram publicadas assim, mais densas e escuras, na Revista da Folha. Ste fez este tratamento, porque era assim que ele entendeu o conceito que passei. E vocês sabem o quanto esta afinidade entre stylist e fotógrafo é importante. Amei o resultado.
***
Agora, depois de algum tempo, o cara tá indo embora pra Londres, junto com a namorada Mariana, onde vão passar um tempo.
***
Se o destino ajudar, ele vai emplacar por lá. E dificilmente vai voltar. Ou talvez saia pelo mundo, registrando tudo com sua ótica especial.
É um grande fotógrafo. E eu sempre digo que tenho muita sorte ao encontrar pessoas tão bacanas e talentosas que me permitem ter histórias pra contar. Boa sorte,amigo!!!




P.S – As fotos são do Ste; o styling é meu, a (afinadíssima e super)produção é do Wellington Santos e do Kleber Wilker e a maquiagem é do (fofo)Anderson Honorato, da BLZ. O (competente) Daniel Hida fez a assistência de fotografia. E saímos todos felizes





Selecionei, mais imagens do Ste pra mostrar aqui.

Acima, editorial Barbarella

Ao lado, editorial sobre estampas, com azulejos da talentosa artista plástica Calu Fontes. Levei os azulejos; Ste e Mariana montaram o painel um a um. Ficou lindo!!!


Estas fotos não chegaram a ser publicadas, mas estão entre as minhas preferidas. Abaixo, o charme do Tyson, a coruja mais bacana que já conheci;



Cenas do editorial gótico, que reforça a volta do preto na moda. E a foto da equipe:O Ste é o de camiseta azul; os criativos Erick Santos, maquiador e Erica Andrade, produtora; eu, e os modelos

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial