quinta-feira, 13 de março de 2008

***
Mas não confunda a entresafra da beleza negra com qualquer outra coisa. O concurso de Miss Universo, por exemplo, já elegeu duas representantes negras como símbolos máximos da beleza mundial: Janelle Commissiong, de Trinidad Tobago, em 1977, foi a primeira negra a ostentar faixa de Miss Universo, além de ser coroada Miss Fotogenia; em 1998, mais uma representante do país levou o título, Wendy Marcelle Fitzwilliam.


***
Também é preciso lembrar do ano de 2002, até hoje lembrado como o ano que mais teve candidatas negras ao Miss Universo que aconteceu em San Juan, Porto Rico. Curiosidade: países como Colômbia (grande favorita para a coroa), República Dominicana (outra grande favorita segundo a mídia local), México e Suécia enviaram uma representante negra pela primeira vez. Os Estados Unidos também contaram com a beleza negra naquele ano. Ironicamente, nenhuma delas se classificou entre as 10 finalistas.
A junção de coincidências fez com que o concurso passasse a ser chamado de "Blackout 2002".

***
Favoritas como Miss Porto Rico (representante local), Colômbia (a mais cotada
para levar a coroa), República Dominicana (apontada ao título segundo a imprensa porto-riquenha), Gana (12a. posição nas preliminares), Jamaica, Países Baixos (fora das 10 melhores e 11a. posição nas preliminares) e Nigéria ficaram de fora.
***






Sabe quem é a bela em traje de banho e depois com a coroa? Janelle Commisiong, a primeira Miss Universo Negra, vitoriosa em 1977, que nasceu no país-fábrica de misses negras: o pequenino Trinidad Tobago

2 Comentários:

Blogger ISA disse...

Lindo blog, Joni. Cheio de vida, versatilidade, além de cultura, claro.
Legais demais as curiosidades sobre a fabulosa Grace Jones e, mais ainda, sobre a influência das cores e do clima no comportamento humano.
Blog atualizado e antenado com todas as pequenas grandes coisas do mundo. Bacana, amei.

18 de março de 2008 às 22:59  
Blogger gisele disse...

Apesar de ser brasileira, eu não torço pela representante de meu país no Miss Universo. O Brasil é um país afro descendente, o concurso Miss Brasil existe há mais de 50 anos e até agora só tivemos UMA Miss Brasil da raça negra(Daisy Nunes); e isso há 23 ans atrás. Eu torço pelas afro descendentes. E fico muito feliz quando uma negra é coroada Miss Universo(1977, 1995, 1998 e 1999), Miss Mundo(2001), um número muito pequeno. E pelo jeito, este ano(2009), as representantes dos estados brasileiros ou são loiras, ou morenas(pele branquinha) do cabelo preto ou castanho. O jeito é torcer pelas Misses Angola, Nigéria, Zâmbia etc.

18 de abril de 2009 às 18:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial