terça-feira, 11 de março de 2008

Ah, esse vício que não me larga!!!!!

Escrever é um vício. E como todo vício, não é tão fácil largá-lo. Mesmo depois de algum tempo de abstinência existe sempre o perigo latente da recaída. Foi o que aconteceu comigo. Passei quase meia década escrevendo uma coluna black semanal na Revista da Folha, do jornal Folha de São Paulo. Um dia a coluna chegou ao fim. Até hoje me pergunto o porquê. Escrevi, produzi e coordenei editoriais de moda e beleza para a Revista Raça. Em 2001, montei com outros sócios, uma agência de modelos negros. Entre uma coisa e outra ainda assinei a produção executiva de alguns desfiles para o Consulado da África do Sul em São Paulo, inclusive o comemorativo de 10 anos sem Apartheid no país de Nelson Mandella. Depois ainda fui pra televisão montar o figurino do concurso "A Mais Bela Negra", na Rede Record; e em, seguida, participei da Televisão da Gente, a primeira black do país. Circulei por outras áreas da comunicação.Mas foram as minhas incertezas no jornalismo que me deram a certeza de que esse dia chegaria. Não me agüento quieto por muito tempo. Sempre gostei, por exemplo, de escutar música enquanto estudava. Consigo me concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo; gosto de ter mais de um livro na cabeceira da cama, e, confesso, rendo bastante sob pressão. Não quero fazer disso um hábito, porque não deve ser muito saudável. Mas é o que acontece. Underpressure, baby!
***
Chegou aquele dia “D”; o dia em que acordei com uma certa coceira nas mãos. Havia prometido que não mais me dedicaria ao tema da negritude por já ter enfrentado tantas desilusões, frustrações, enfrentamentos,esgotamentos...Mas ontem, percebi que escrever é como a própria negritude: algo inexorável que me acompanhará pelo resto dos dias. Então assumi e resolvi tornar público o meu vício.
Este pelo menos é do bem. Os outros ninguém precisa saber.
***
Escrever sintomaticamente é um ato que precisa de uma ação prévia antes de invadir a tela do computador, deitar-se sobre papéis, se espalhar pelas páginas de jornais e revistas ou virar documento postado nesse universo virtual dos blogs. Blogueiros, escritores e jornalistas sabem que antes de escrever é preciso pensar; refletir, repensar e só depois então passar para o ato mecânico da junção de palavras. Parece fácil. E às vezes até é. Mas quase sempre as coisas complicam. A frase fica mal feita, o verbo mal colocado poderia ser outro; a gramática, a sintaxe, as orações coordenadas... Ufa!!!!!!!! É o mesmo com tudo o que diz respeito à negritude, ao universo black, a nós negros....Mas vamos lá, mãos à obra!!!! Quero começar a escrever novos capítulos por aqui.

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Adorei! ainda mas que foi elaborado por uma pessoa que eu amo e sempre estará presente na minha vida de uma forma ou de outra, seremos para sempre amigos.

Parabéns ....

Beijos

Paulo

11 de março de 2008 às 09:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial